As hashtags surgiram no Twitter para funcionarem como um mecanismo de busca de assuntos mais comentados ou para pesquisa de assuntos específicos na rede social. Logo se estenderam por todas as outras redes sociais tornando-se essenciais, ainda mais na sua estratégia de marketing.
Elas servem para classificar e identificar o tipo de conteúdo ao qual o post se refere. Por isso é sempre importante realizar busca de hashtags dentro dos seus nichos de atuação. Assim os algoritmos das redes sociais vão conseguir classificar e entregar seu conteúdo para o público certo.
E existe alguma regra para elas?
A principal regra é sempre se valer do bom senso na hora de escolher aquelas hashtags que vão combinar e finalizar seu conteúdo. Não existe regra quanto quantidade, mas não adianta colocar assuntos aleatórios em suas hashtags. Uma vez que sua publicação é entregue para aquele assunto específico mas não atende ao assunto ao qual foi linkado pela hashtags, você perde engajamento.
Exemplo:
Você possui uma página/perfil que fala sobre gastronomia e fez uma publicação super bacana sobre como fazer pão caseiro e utilizou as seguinte hashtags no final da publicação: #paocaseiro #gastronomia #facavocemesmo. Daí viu que a hashtags #blogueiro está fazendo muito sucesso e resolveu colocar na sua publicação para engajar mais seguidores. Sua publicação será mostrada nessa categoria, mas quando o público começar a ver que seu conteúdo não tem muito a ver com isso, sua publicação perde força, deixando de ser entendida como relevante pelos algoritmos.
Dica: Não é necessário acentuar as palavras das hashtags.